quinta-feira, 6 de setembro de 2012


CONHEÇA A DIFERENÇA ENTRE COACHING PROFISSIONAL E COACHING EMPRESARIAL

O QUE É COACHING?


Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros.
É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas.

O QUE É COACHING PROFISSIONAL?

Começo, meio e fim, assim é um processo de coaching estruturado e feito por um profissional habilitado, que dispõe de toda a metodologia do coaching e também domina as práticas desse processo de aceleração de resultados e desenvolvimento de competências para o alcance de metas e objetivos.
Existem dois tipos de Coaching – o “formal”, feito de maneira estruturada seguindo as técnicas e os métodos de aplicação e, o Coaching aplicado de maneira “informal”, feito de forma mais livre, sem necessariamente usar todas as técnicas, mas através do uso de práticas do coaching, no cotidiano das pessoas e empresas. Em ambos os tipos de coaching o responsável por conduzir o processo é chamado – Coach, e a palavra traduzida do inglês significa treinador.
Um exemplo de coaching informal é o uso por parte do coach do “Patrocínio Positivo”, ferramenta que consiste em oferecer aos colaboradores: força, confiança, o reforço positivo em suas capacidades e habilidades para que estes transformem adversidades e situações desfavoráveis e as revertam em motivação e entusiasmo para trabalhar e sanar os problemas em momentos de crise.
Coaching profissional é o processo feito por um profissional habilitado e munido de metodologias, técnicas e ferramentas do Coaching e pode ser aplicado efetivamente tanto em empresas como em nível profissional e pessoal. Neste tipo de Coaching, também conhecido como “formal”, o processo é pago, e o coach usa um contrato, sessões agendadas e encontros formais para apoiar e conduzir seus clientes.
Já no coaching informal não são feitos contratos e as sessões não precisam de agendamento prévio, pois são feitas dentro do contexto do coach, que pode ser a empresa onde trabalha, com seus amigos, parentes e família e o serviço geralmente não é cobrado.

O que é Coaching Empresarial?

 

Coaching Empresarial é uma modalidade de coaching direcionada a empresários e consiste em auxiliar, através de técnicas, ferramentas e práticas do coaching, estes profissionais para que desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial.
Imagine o dono de uma empresa que não tem autoconfiança, não consegue liderar seus colaboradores, comunicar-se de forma efetiva com eles, delegar com assertividade, que posterga decisões, que tem dificuldades de definir metas e objetivos! Com certeza, se este empreendedor não desenvolver as competências “certas” não manterá seu negócio por muito tempo.
Para evitar que empresários com potencial não alcancem seus objetivos em decorrência de certas limitações, um processo de coaching será o ideal para apoiá-los em sua evolução, êxito e sucesso em suas metas. Entender a missão de vida, conhecer as limitações e pontos de melhoria, identificar as crenças sabotadoras que o impedem de ter uma liderança efetiva, são alguns dos benefícios do coaching empresarial.
Além disso, o coaching empresarial também trabalha aspectos pessoais, como na melhoria dos relacionamentos familiares, até porque, em decorrência do trabalho e da posição de liderança, muitos empresários não conseguem gerenciar seu tempo de forma a atender tanto as expectativas da família, como da empresa e dos colaboradores, e isso acaba por causar conflitos que impactam diretamente nos resultados de sua empresa.
Se não bastasse isso, algumas empresas tem o perfil unicamente familiar, e muito problemas pessoais, entre membros da família, são trazidos para o ambiente da organização, o que influencia diretamente nos relacionamentos e conseqüentemente nos resultados da empresa.
Para assegurar que todos esses fatores não interfiram continuamente na empresa e em seu crescimento, o coaching empresarial trabalha no sentido de ajudar o cliente a: administrar de forma assertiva seu tempo, liderar com confiança seus colaboradores, delegar com êxito, tomar decisões com mais facilidade, uma vez que, tendo desenvolvidas todas essas aptidões se tornam mais fácil solucionar os conflitos interpessoais.
Com todos esses elementos em equilíbrio o cliente consegue ter mais domínio de seu tempo e de suas capacidades, para desta maneira, mobilizá-las em não dispersar-se dos objetivos e metas da empresa, assim é possível liderar com confiança, êxito e ainda, alcançar qualidade de vida tanto pessoal quanto profissionalmente.