quinta-feira, 6 de setembro de 2012


              PERFIL PEAKS

O perfil PEAKS é um sistema de avaliação psicométrica desenvolvida pela Research Communication International (RCI). Várias Universidades como a de Manchester, Harvard, Sidney, RUL de Cingapura, YALE e outras participam deste projeto, assim como diversos psicólogos, líderes e consultores como John Kotter, Daniel Goleman, Kouzes e Posner, Joe & Hary (Janela Johari), entre outros.
O PEAKS dá reflexos do seu potencial para ter o máximo de desempenho. Não é uma avaliação da sua performance atual, ele dá previsões referentes a estimativas pré-formatadas e não descrevem o comportamento. Estas previsões são precisas em identificar comportamentos que são mais naturais para uma pessoa com certos traços de personalidade e são mais bem usadas quando guiado por um consultor certificado e treinado no PEAKS.
Através desta ferramenta é possível conhecer o reflexo do seu potencial para ter performance de pico em uma variedade de carreiras. Abaixo segue os acrônimos levantados pelo PEAKS (Picos):
·         PROPÓSITO; é um fator da personalidade que descreve o foco e a orientação ao alvo de uma pessoa. Incluem níveis de preparo, organização, senso de obrigatoriedade, sucesso e foco.
·         ENERGIA; é o fator que define como as pessoas se relacionam com outros. Afeta como as pessoas formam, gerenciam e mantêm relacionamentos humanos. Incluem níveis de interatividade, assertividade, vibração, busca de emoção e exuberância.
·         AFIRMAÇÃO; é uma dimensão da personalidade associada com relacionamentos humanos que medem como um indivíduo demonstra declarações positivas de louvor, encorajamento e suporte a outros. Incluem níveis de confiança, direção, proximidade, cooperação e empatia.
·         CONHECIMENTO (KNOWLEDGE); expressa a inclinação da pessoa a processar idéias, criar estratégias e inovar. Incluem níveis de visão de futuro, sensibilidade emocional, capacidade de abertura para o mundo, curiosidade mental e liberdade.
·         SUSTENTABILIDADE; é a medida da propensão que o indivíduo tem em lidar com situações estressantes. Incluem níveis de calma, gerenciamento de raiva, resiliência, controle de situações embaraçosas e controle de estresse.
É indicado para pessoas que queiram conhecer seus pontos positivos e pontos a serem desenvolvidos; estejam galgando cargos específicos; queiram aumentar sua performance; desenvolver habilidades; que estejam em processo de reestruturação profissional e/ou mudança de cargo; que precisam conhecer seu potencial, e busca satisfação profissional e pessoal.
Através do PEAKS é possível levantas diversas informações, tais como: estilo de tomada de decisões; tendências a situações conflitantes; trabalho em equipe; indicador de compatibilidade de emprego; capacidade de delegar; cinco elementos da inteligência emocional; gerenciando redes de relacionamento; desenvolvendo negócios; florescimento nos desafios; qualidades de uma liderança impulsionadora, perfil de vendas, entre outras coisas.
Sua aplicação é individual, através de um questionário com 270 perguntas, respondido via Internet, com duração aproximada de 45 minutos, sem interrupções e com sinceridade.
Dr. Shirley Lim, Presidente Research Communication International Pte. Ltd.