quinta-feira, 6 de setembro de 2012


UM POUCO SOBRE COACHING

O que é Coach

Coach é um profissional com base teórica sólida sobre comportamento humano e treinado para atuar na obtenção de resultados. Poderíamos dizer que faz exatamente o que um treinador esportivo faz: planeja o futuro, oferece recursos, tira limitações e, principalmente, encoraja e desafia a pessoa para obter mais dela mesma e conquistar excelentes realizações.
Um técnico não faz a jornada pelo atleta, mas está presente em todos os estágios, encorajando-o, motivando-o, corrigindo seus erros e, sobretudo, oferecendo todo seu conhecimento para que o atleta possa romper seu próprio limite e conquistar o que foi planejado. Esse é o papel do coach.

Transforme sua Vida


A primeira coisa que você tem que saber é que o coaching é um processo de começo, meio e fim, que visa o sucesso, tanto para pessoas quanto para empresas. Simples assim.

E o coaching funciona! Pesquisas feitas com quem já passou pelo processo mostram que 96,2% dos entrevistados repetiriam a experiência! Em grandes universidades como Harvard, Stanford e Columbia, os programas de coaching cresceram 37%. No mundo, 55% das empresas já utilizam o processo. No Brasil, é um mercado que expandiu mais de 300%, nos últimos e continua crescendo de forma vertiginosa.

A Jornada


Do que você precisa? É só marcar a primeira sessão que o coach irá lhe atender, escutando suas necessidades e traçando um programa sob medida para atendê-lo de forma eficaz. Todo o processo de coaching é desenvolvido em sessões individuais e o programa segue uma metodologia testada e aprovada.

A periodicidade varia de acordo com a disponibilidade e necessidade do cliente, e o número de sessões está diretamente relacionado ao que se deseja. Em média, um programa de coaching varia entre 12 a 25 sessões e os atendimentos podem ser pessoais ou por telefone.

PRIMEIRA PARTE: IDENTIFICAR O QUE VOCÊ REALMENTE QUER
Vamos supor que uma pessoa procura um coach porque deseja realizar o sonho de sair do interior e ir morar na praia, mas nunca teve coragem de fazê-lo. Será que ela já parou para pensar que isso pode não condizer com uma série de valores seus como, por exemplo, ela gostar da tranquilidade do litoral, mas não conseguir viver longe dos amigos e da família? Será que isso pode ser conciliado?

Para saber a resposta, o coach aplicará alguns testes de perfil comportamental que mostrará os valores da pessoa e algumas peculiaridades de seu perfil. Se for identificada alguma incompatibilidade, o coach trabalhará com seu cliente para encontrar a real necessidade dele.
Em nosso caso hipotético, o sonho de morar na praia pode esconder a vontade de uma mudança em todos os aspectos da vida da pessoa, como emprego e ciclo de amigos, por exemplo. Mas ele tem mesmo que ir morar em outra cidade para realizar estas transformações?
SEGUNDA PARTE: O QUE TE IMPEDE DE ATINGIR SEUS OBJETIVOS?
Depois de identificar sua real necessidade, será montado um planejamento para que as metas sejam atingidas. Vários aspectos serão abordados, como que passos devem ser tomados para chegar ao objetivo final e quanto tempo demorará.
Também serão levantados os pensamentos
A partir daí, começam as sessões semanais. É nesse ponto que o lado personal trainer do coach se destaca. Ele usará técnicas para apoiar, orientar e incentivar seu cliente, num processo que fará com que suas percepções aumentem, tornando as metas reais e possíveis. A autoconfiança também dará um salto, já que ao longo das sessões o coach irá propor uma série de pequenos desafios, que mostrará ao cliente que ele é capaz de realizar coisas que não imaginava.

No final, o cliente já terá descoberto o quanto o coaching mudou sua vida. Mesmo assim, o coach lhe dará um relatório de evoluções, para que veja de maneira palpável seu progresso.

Diferenciais


Minhas sessões de coaching seguem a metodologia PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING®, que é uma marca registrada da Sociedade Brasileira de Coaching®. Por se tratar de uma metodologia criada a partir das melhores abordagens de coaching, ela apresenta resultados concretos em poucas sessões.

Além disso, PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING® é comprovadamente a metodologia mais utilizada pelos profissionais no Brasil, já que a Sociedade Brasileira de Coaching® é o maior centro de formação de coaches da América Latina. Essa metodologia, testada e aprovada internacionalmente, já foi comprovada por empresas de renome mundial, como: Nasa, Pfizer, Disney, Toyota, Ernst & Young, Sony, Nextel, Motorola, Vodafone, Mercedes Benz, The Bank of New York.
Além disso, sou um membro reconhecido pela Sociedade Brasileira de Coaching®. Apenas os profissionais que constantemente apresentam resultados com seus clientes, que seguem os rigorosos padrões de avaliação, que apresentam constantemente ética em suas abordagens é que se sustentam como membro reconhecido por esse tradicional centro de formação de coaches.

Porque Coaching?


Investir em coaching é caminhar de forma rápida e eficiente rumo à realização e ao sucesso.

Todos têm a capacidade de chegar aonde desejar, mas são poucos os capazes de usufruir de todo esse potencial. Pensamentos limitantes, baixa autoestima e medo são alguns dos obstáculos que nós mesmos colocamos quando nos vemos diante de desafios. O coach atuará ao seu lado, mostrando ferramentas e dando orientações para que você seja capaz de enfrentar e superar todos eles.

No término do processo, você se tornará uma pessoa mais bem preparada para enfrentar o mundo à sua volta.

O processo de 
coaching cria um poderosíssimo ajuste de habilidades que nos permite entrar em ação para realizar nossos sonhos. É importante compreender que um coach contribui para que seu cliente assuma responsabilidade pelos resultados, foca no desenvolvimento dos estados emocionais, desenvolve a autoconfiança, desperta o poder interior, amplia as opções de decisão, elimina bloqueios e proporciona auto-reabilitação e felicidade.

Pesquisas indicam que 80% das pessoas que investiram em coaching tiveram uma mudança positiva em suas vidas, como aumento da autoestima, melhoras nos relacionamentos e nas habilidades pessoais. 82,7% se disseram muito satisfeitos com a experiência e 96,2% disseram que repetiriam a experiência.

Nas empresas, o retorno médio sobre o investimento em coaching chega a ser 5,7 vezes o montante inicialmente investido. Um estudo nos EUA mostrou que executivos quer participaram de treinamentos gerenciais apresentaram um ganho de 24% em sua produtividade, enquanto os que passaram pelo processo de coaching viram seu desempenho aumentar em 88%. Os profissionais ainda relatam melhora nas relações laborais, nos relacionamentos com colaboradores e no trabalho em equipe.

Jay Conrad Levinson (Guerilla Marketing), no artigo “O incrível crescimento do Coaching”, menciona que “todo campeão do mundo tem um coach”. Não é segredo que atletas profissionais, atores de cinema, gerentes de negócios, CEOs e líderes políticos mundiais usam coaches pessoais para providenciar apoio, superar limitações e assistir a sua eliminação. Um dos exemplos mais famosos é do jogador de tênis Andre Agassi que teve um famoso coach, Anthony Robbins.

Segredo e Sucesso


Coaching não é psicoterapia, nem autoajuda. São comuns os que se confundem e acabam fazendo comparações ou tirando conclusões equivocadas. Entenda as principais diferenças entre o processo de coaching e outros conceitos.

A psicoterapia tradicional foca em entender as raízes dos problemas. Os psicoterapeutas fazem uma série de perguntas a seus clientes, na tentativa de descobrir o que os impede de levar uma vida mais feliz.

Enfoca na conquista de resultados; Sua visão está sempre direcionada ao futuro, àquilo que você quer para a sua vida; Não se atem às causas dos problemas, mas em como superá-los; Mede os resultados atingidos de forma concreta e tangível; Propõe uma jornada de aprendizagem e autoconhecimento para atingir seus objetivos.

Já o processo de coaching deixa o passado para trás, focando apenas no futuro, nas metas almejadas pelos clientes. Dessa maneira, o coach os orientará para que descubram e desenvolvam as habilidades interiores necessárias para o alcance de seus objetivos.

Com relação à auto-ajuda, as diferenças são enormes. Este conceito prevê que a pessoa seja sua própria professora, aprendendo a se motivar para que possa enfrentar seus desafios. O coaching, por sua vez, prega a atuação de um profissional, o coach, que trabalhará junto ao cliente, incentivando-o, apoiando-o e dando-lhe ferramentas para que atinja seus objetivos.

Conheça outras singularidades do coaching:
·         Enfoca na conquista de resultados;
·         Sua visão está sempre direcionada ao futuro, àquilo que você quer para a sua vida;
·         Não se atem às causas dos problemas, mas em como superá-los;
·         Mede os resultados atingidos de forma concreta e tangível;
·         Propõe uma jornada de aprendizagem e autoconhecimento para atingir seus objetivos.

Benefícios e Vantagens


BENEFÍCIOS
Nas primeiras sessões você fará um mapeamento de seu estado atual e desenvolverá um plano detalhado para conquistar seus objetivos pessoais e profissionais.
Você irá descobrir as respostas para diversas perguntas que sustentam o sucesso e a qualidade de vida humana, entre elas:
Onde estou agora? Quais são meus pontos fortes e pontos a serem melhorados? Como aperfeiçoar meus recursos e potencialidades? Quais são meus desejos de realizações? Para onde estou indo? Como é possível resolver este meu problema em particular? Como potencializar minha carreira? Como posso melhorar meus relacionamentos? Como ser bem sucedido (a)?
VANTAGENS
Diversas pessoas já estão experimentando e se beneficiando dos resultados de ter um bom PERSONAL & PROFESSIONAL COACH® para obterem excelentes resultados na vida. São pessoas que se comportam além das expectativas e que sabem o que querem mais da vida. Seja também uma pessoa bem sucedida, realizada e plena!
·         Acelere seu desenvolvimento;
·         Potencialize suas habilidades;
·         Aumente sua performance;
·         Sinta-se totalmente realizado(a), bem sucedido(a) e equilibrado(a);
·         Ganhe clareza em sua vida;
·         Acesse poderosos recursos emocionais;
·         Resolva seus problemas e realize seus sonhos;
·         Viva sua vida plenamente;
·         Melhore sua capacidade para produzir resultados;
·         Desenvolva autoconfiança, autoestima, segurança e motivação.

Identifique bons Coaches


coaching lida com o futuro. Quando você contrata um coach, espera que ele te guie pelo caminho do sucesso e do alcance de metas. É um voto de confiança dado a um profissional que será capaz de mudar sua vida pessoal, profissional e até afetiva.

Agora, imagine se este profissional não for devidamente preparado. Você seguramente não vai querer colocar seus planos futuros nas mãos de qualquer um. Portanto, é muito importante que você seja capaz de reconhecer os bons profissionais no mercado.

COMO RECONHECER UM PROFISSIONAL DE QUALIDADE?
Comece por verificar as certificações que possui e as empresas que as emitiram. Uma rápida pesquisa na internet pode indicar quais são as companhias mais qualificadas, com mais certificações chanceladas por importantes órgãos nacionais e internacionais.

Sociedade Brasileira de Coaching®, por exemplo, é a única desde 1999 no mercado brasileiro. Seus certificados possuem chancela exclusiva de dois importantes órgãos internacionais, o Behavioral Coaching Institute (BCI) e o International Coaching Council (ICC). A empresa também se destaca ser a única a já ter formado mais de 3.500 profissionais a partir da mesma metodologia em toda a América Latina. Portanto, apostar em um coach certificado pela SBC® é ter certeza de estar no caminho certo rumo ao alcance de seus objetivos.

Outro passo importante para identificar bons profissionais são as indicações. Coaches mais bem preparados terão uma série de cases de sucesso para expor em suas páginas de internet. Outros, ainda serão destaques na mídia, em matérias relacionadas a temas diversos, os mesmos abordados pelo coaching.